19 de julho de 2024
RegiãoZ1

Bernardino de Campos completa 100 anos

No dia 9 de outubro, a cidade de Bernardino de Campos celebra o seu centenário de história, cultura e progresso. Ao longo de cem anos, a comunidade local se destacou pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, valorização das raízes culturais e união em face dos desafios.

Também conhecida como Pérola do Planalto, o município de Bernardino de Campos, está localizado a cerca de 330 Km da Capital do Estado de São Paulo, e é cortado pelos Rios Pardo e Paranapanema.

O trópico de Capricórnio passa 27′ ao Sul do município. Bernardino de Campos está localizada na Média Sorocabana, sudoeste do Estado de São Paulo, microrregião de Ourinhos e Mesorregião de Assis.

No ano de 1907, a Estrada de Ferro Sorocabana rompia os sertões bravios rumo ao Porto Tibiriçá na ânsia de progresso e civilização, trazendo mais gente para a região que estava nascendo. O pequeno povoado de Douradão, que ficava a 3 Km da futura estação, deslocou-se para junto desta, passando a ser chamado de Estação da Figueira devido a existência de uma grande árvore desta espécie de fícus, muito comum na região, nas proximidades da linha férrea.

Aos poucos o povoado foi crescendo, criando-se o Distrito de Paz de Bernardino de Campos, através da Lei n° 1.570, de 06 de dezembro de 1917, assinado pelo presidente do Estado de São Paulo, Dr. Altino Arantes. O nome de Bernardino de Campos foi atribuído em honra a Bernardino de Campos, presidente deste estado por duas vezes (1892-1896), (1902-1904).

A Lei Estadual de n° 1.929/1923, elevou o Distrito de Paz de Bernardino de Campos à categoria de Município, Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo.

ASPECTOS ECONÔMICOS

Na década de 60 o município possuía plantações de café e algodão, depois com a crise do Café, grande parte tornou-se pastagens ou plantações de cana-de-açúcar, milho e soja. Atualmente, o município possui um PIB de R$ 177.947,00 e PIB per capita de R$ 15.965,13, segundo IBGE.

Para chegar a esses números, além da agricultura e pecuária, Bernardino de Campos ainda possui Indústrias de grande porte, como Linguiça Pérola, Iogurte FRUTAP, Destilaria Bernardino de Campos, Ração Bercamp/Native, diversas fábricas de confecções, comércio local, entre outras atividades, sendo fonte de emprego e renda dos municípes.

Apesar de possuir um PIB per capita elevado, o município possui grande parte da sua população com renda per capita de 1/2 a 2 salários mínimos, segundo IBGE.

One thought on “Bernardino de Campos completa 100 anos

Fechado para comentários.