14 de abril de 2024
Agro

Programa de análise de resíduos de agrotóxicos divulga seu primeiro relatório

Cerimônia que marcou o lançamento do primeiro relatório do Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins em Produtos de Origem Vegetal (PEARA-POV) ocorreu terça-feira (02), na sede da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) em Campinas.

O PEARA-POV é um programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que visa à proteção da saúde do consumidor através da fiscalização da qualidade dos alimentos de origem vegetal, produzidos e comercializados no Estado, em relação à presença de resíduos de agrotóxicos.

O programa promoveu entre 2021 e 2023, a fiscalização da conformidade da aplicação de agrotóxicos em conjunto com a implementação de uma cultura de educação sanitária junto ao produtor rural; com consequente mitigação de risco à saúde do agricultor e da população consumidora. Acesse o manual de procedimentos AQUI.

Os resultados das análises laboratoriais dos alimentos de origem vegetal demonstraram que, das 349 amostras coletadas, 276 estavam dentro dos parâmetros legais exigidos, apontando uma conformidade de 79,08 % no total do universo amostrado.

Já, a inconformidade, foi detectada em 73 amostras, indicando 20,92 % de inconformidade. Cabe salientar ainda que, em 103 amostras (29,5 %) não foram detectados resíduos para os ingredientes ativos de agrotóxicos pesquisados. Acesse a íntegra do 1º relatório AQUI

A divulgação se dá em um momento onde o setor produtivo de gêneros alimentícios, em grande parte, considera imprescindível a utilização dos agrotóxicos para garantir o rendimento das lavouras e por outro lado, os consumidores que cobram cada vez mais a responsabilidade do Estado na fiscalização dos níveis de segurança desses produtos em alimentos.

Da Secretaria de Estado da Agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *