14 de abril de 2024
AgroDestaques

Agricultura de SP estuda projeto para incentivar plantio do lúpulo no Estado



Uma planta pouco comum no Brasil pode ser desenvolvida em projeto pioneiro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em parceria com um grande grupo cervejeiro. Na terça-feira (03), o secretário Guilherme Piai recebeu representantes do Grupo Petrópolis, para debater a criação de um projeto de inovação e tecnologia com foco no desenvolvimento do lúpulo no Estado.




Hoje, São Paulo, apesar de liderar o maior número de cervejarias registradas no País, com 387 estabelecimentos, mais de 90% do lúpulo usado como matéria-prima da cerveja é importado dos Estados Unidos e da Alemanha, países que lideram o cultivo da planta, de acordo com o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O baixo plantio do lúpulo no Brasil se deve às condições climáticas, que carece de frio, altitude e incidência de luz. O país possui apenas 14 horas de luz ao dia, diferentemente do hemisfério norte, onde a produção da cultura é mais forte.

O objetivo da Secretaria de Agricultura é criar o maior ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia para o cultivo do lúpulo no Estado de São Paulo. “Queremos incentivar o pequeno produtor a explorar a planta em um campo experimental dentro do Estado, oferecendo capacitação e demanda para comercialização”, ressalta Guilherme Piai.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *