20 de abril de 2024
AgroDestaques

Sancionada lei que oficializa Santa Cruz como a “Capital do Arroz” no Estado



O Vice-governador Felício Ramuth, em exercício no cargo de Governador, sancionou o Projeto de Lei nº 408/2019 que declara oficialmente o município de Santa Cruz do Rio Pardo como a “Capital do Arroz” no Estado de São Paulo. A proposta, de autoria do Deputado Ricardo Madalena, foi aprovada na Assembleia Legislativa no último dia 27 de fevereiro.

Santa Cruz do Rio Pardo está situada no centro-oeste paulista e tornou-se um dos maiores polos de beneficiamento de arroz em São Paulo, chegando a processar 25% do cereal consumido no estado. A economia do município tem forte influência do setor arrozeiro, que emprega cerca de 800 funcionários diretos e movimenta um faturamento bruto mensal que ultrapassa os R$ 40 milhões. Sua localização estratégica não apenas facilita o escoamento da produção de arroz para diversos mercados, mas também proporciona acesso conveniente a uma ampla rede de distribuição. Praticamente todo o arroz beneficiado no município vem do Rio Grande do Sul.

 

A notícia era bastante aguardada por representantes da indústria arrozeira do município. O reconhecimento oficial de Santa Cruz do Rio Pardo como a “Capital do Arroz” do Estado de São Paulo reforça não apenas a importância econômica do município no beneficiamento do cereal, mas também ressalta o potencial turístico e a valorização da produção local. O título de capital do arroz deve ampliar a divulgação da qualidade e importância do cereal, fomentar novos negócios e criar oportunidades de emprego, fortalecendo ainda mais a posição de destaque de Santa Cruz do Rio Pardo no cenário agroindustrial paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *