14 de abril de 2024
AgroDestaques

Prevista nova onda de calor com temperatura 5ºC acima da média até dia 15 de março




Entre os dias 11 e 15 de março, as temperaturas podem ficar até 5ºC graus acima da média em algumas regiões do país. O fenômeno meteorológico acontece na região sul do Brasil, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, segundo a Climatempo.

Durante a onda de calor, é importante manter alguns cuidados como manter-se hidratado e evitar longos períodos de exposição ao sol das 10h às 16h. Também é recomendável que se use roupas mais leves e faça aplicação de protetor solar regularmente. Em casos de exaustão e insolação, com náuseas e tontura, é necessário a procura de atendimento médico.



OUTONO
O mês de março marca a transição do verão para o outono no hemisfério sul com o equinócio de outono. Nessa época, os raios solares incidem de forma mais direta sobre a Linha do Equador por conta de uma inclinação no eixo da Terra em relação ao sol. Durante o fenômeno, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.

Isso acontece porque a quantidade de radiação solar recebida em uma determinada área da superfície terrestre é reduzida, por conta da angulação dos raios solares em relação à superfície. A consequência do fenômeno é a diminuição gradual da temperatura, marcando a chegada do outono. Em 2024, o equinócio de outono acontece no dia 20 de março.

Do Visão Agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *