26 de julho de 2024
AgroZ2

O agronegócio e o inbound marketing: uma combinação perfeita

Apesar da resistência por grande parte dos agricultores, estratégias de marketing digital estão sendo cada vez mais usadas para impulsionar as negociações

O agronegócio é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, mas até ele sofreu com a crise econômica dos últimos anos. Um dos caminhos tomados para a retomada foi o uso do marketing digital, que, apesar da resistência por conta do conservadorismo de profissionais da área, tem tido resultados interessantes.

Segundo uma publicação feita em fevereiro de 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), janeiro do mesmo ano bateu recorde de US$ 10,22 bilhões, o que representa uma alta de 16,4%, em comparação com 2022.

Um dos grandes fatores que impulsionaram esse aumento foi o investimento em inbound marketing dentro do agronegócio. Esse tipo de estratégia consiste em criar e compartilhar conteúdos voltados para um público-alvo específico.

No caso do agronegócio, esse é um tipo de ferramenta poderosa para impulsionar a recompra de produtos e serviços, focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes para o setor.

Isso possibilita que as marcas tenham mais visibilidade, o que atrai um tráfego mais qualificado, e representa uma melhora no relacionamento com o cliente de maneira totalmente online, independentemente de onde ele estiver.




O desafio na agricultura
O grande problema da implementação desse tipo de ferramenta dentro do agronegócio é a resistência dos agricultores. Por se tratar de um setor altamente conservador, novas tecnologias são consideradas desnecessárias, afinal de contas, ainda se tem o pensamento de que o produto se vende sozinho, o que não é bem verdade.

Segundo o head do setor de inbound da BSALES, Edson Laudelino, em entrevista à imprensa, uma estratégia de marketing bem elaborada para o agronegócio possibilita o destaque da importância da agricultura e da pecuária para o desenvolvimento econômico brasileiro.

“Através do marketing, podemos promover os produtos agrícolas brasileiros no mercado global, destacando sua qualidade superior e práticas sustentáveis. Isso não só aumenta a visibilidade e a demanda pelos produtos brasileiros, mas também reforça a posição do Brasil como um líder global no setor de agronegócio”, aponta Laudelino.

Como isso pode ser feito?
O inbound marketing tem como estratégia produzir conteúdos que sejam agregadores de valor. Materiais informativos e relevantes para outros agricultores e empresas do setor ajudam na conexão até mesmo com os clientes.

Por conta disso, esse é um setor que tem crescido bastante dentro do agronegócio. Profissionais que se formam em cursos de marketing, como o da Estácio, têm grandes chances de conseguir um emprego na área.

“Artigos, vídeos e infográficos sobre inovações tecnológicas, técnicas de cultivo sustentável e tendências do mercado, por exemplo, são ferramentas poderosas para atrair clientes que buscam soluções eficazes e inovadoras. Além disso, ao estabelecer um diálogo contínuo com o público, através de blogs, newsletters e mídias sociais, o inbound marketing ajuda a criar uma comunidade engajada em torno da marca”, conclui Laudelino.

Do Portal do Agronegócio

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