20 de abril de 2024
DestaquePolítica

SAMU regional de Santa Cruz do Rio Pardo vai atender 9 municípios

A UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana) em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo inaugurou na tarde desta quinta-feira (04) a Central de Regulação Regional do SAMU. Sala no 1º andar do edifício Abelardo Pinheiro Guimarães, na avenida Tiradentes, 360, vai controlar todas as ligações feitas ao 192. Além de Santa Cruz do Rio Pardo, mais 9 municípios da região serão atendidos pelas equipes médicas do serviço de emergência: Espírito Santo do Turvo, São Pedro do Turvo, Ribeirão do Sul, Bernardino de Campos, Óleo, Timburi, Ipaussu, Chavantes e Canitar. Juntas, as dez cidades possuem mais de 113 mil habitantes.

  • Receba novidades em primeira mão
    Entre para nosso grupo no WhatsApp

Na Central Regional do SAMU vão trabalhar três atendentes e um médico regulador 24h por dia. Assim que a ligação é atendida e a telefonista colhe as primeiras informações sobre a ocorrência, o médico já vai definindo qual ambulância vai enviar ao local, se a unidade básica ou a de suporte avançado. O especialista também define se o paciente será levado à UPA ou à Santa Casa, dependendo da gravidade da situação.   

Além de Diego Singolani, prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, participou da solenidade o prefeito de São Pedro do Turvo e presidente da UMMES, Marcos Pinheiro. Ele falou sobre as dificuldades enfrentadas para contornar episódio ocorrido no final de 2023 quando Ourinhos decidiu deixar o consórcio de municípios e administrar o SAMU por conta própria e também da conquista da instalação de uma central de atendimento regional em Santa Cruz. 

“Não posso deixar de citar o trabalho do Serginho (Sérgio Guidio, prefeito de Ipaussu e ex-presidente da Ummes), que enfrentou dificuldades com a invasão da base em Ourinhos. Ele teve coragem de enfrentar aquela situação. Coragem também do Diego de assumir uma regulação, que não é um serviço fácil, apesar de ser essencial. Aprendemos muito e agora o tempo dará a resposta. Os atendimentos serão mais rápidos com esse SAMU em um bloco reduzido para atender Santa Cruz e mais 9 municípios da região”, diz.

Participaram também da inauguração os prefeitos Jordão Vidotto (Óleo), Wilson Garcia (Bernardino de Campos) e Salma Beffa (Ribeirão do Sul).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *