18 de abril de 2024
AgroDestaques

Instituto promove treinamento em métodos de diagnóstico e controle de doenças que acometem o gado

O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizará, entre os dias 19 e 23 de fevereiro, no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, em Americana (SP), o “Treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis”. O evento, que será coordenado por Luiz Carlos Roma Junior, diretor do CPD Bovinos Leiteiros do IZ, tem por objetivo capacitar e habilitar médicos veterinários no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para o diagnóstico de brucelose, tuberculose e das encefalopatias espongiformes transmissíveis, segundo normas do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT/MAPA).

A presença destas doenças na bovinocultura pode causar grandes prejuízos econômicos e à saúde animal. Além da queda no desempenho produtivo, a tuberculose pode levar à morte e, quando a doença é identificada, existe a obrigatoriedade do sacrifício dos animais acometidos e condenação de carcaça no abate. Já a brucelose pode causar abortos, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite, prejudicando os índices produtivos.

Ambas são consideradas zoonoses importantes que podem ser transmitidas aos humanos, afetando a saúde pública. A brucelose pode provocar aborto em mulheres gestantes, enquanto a tuberculose causa fraqueza, emagrecimento e, em alguns casos, pode levar a óbito.

Para erradicar essas doenças, o MAPA criou, em 2001, o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). Para atuar junto ao programa de certificação de propriedades livres das enfermidades, são habilitados somente profissionais aprovados em cursos de treinamento previamente reconhecidos pelo Ministério.

Segundo Roma Junior, é necessário habilitar médicos veterinários do setor privado. “Com os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e práticas, os participantes estarão aptos a participar do Programa”, relata.

A capacitação também inclui o treinamento dos profissionais no reconhecimento e coleta de material adequado para o diagnóstico das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs), dentre as quais, a “Doença da Vaca Louca”.

 

Programação

Segunda-feira, 19/02

8h Introdução ao PNCEBT – Vera Cláudia Magalhães (Instituto Biológico – IB-APTA)

9h Conceitos de tuberculose bovina e bubalina (apresentação teórica) – Hugo Leonardo Riani Costa  (Coordenadoria de Defesa Agropecuária – CDA-SAA)

14h Prática/Coleta de sangue e tuberculinização – Vera Cláudia Magalhães/IB e Ana Paula  Belchior (CDA-SAA)

Terça-feira, 20/02

8h Conceitos de brucelose bovina e bubalina (apresentação teórica) – Rodrigo de Souza Ferreira (CDA-SAA)

10h Propriedades dos testes de diagnóstico e sua aplicação em função da situação epidemiológica (estratégias de diagnóstico e controle) – Rodrigo Marini (CDA-SAA)

14h Prática de brucelose (diagnóstico laboratorial) – Vera Cláudia Magalhães e Adriana H. Nogueira Romaldini (IB-APTA).

Quarta-feira, 21/02

8h Apresentação teórica sobre Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis

14h Prática de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (coleta de material) – Helder Esteves Thomé (CDA-SAA)

Quinta-feira, 22/02

8h Normas e procedimentos do PNCEBT – Rodrigo de Souza Ferreira e Klaus Saldanha Hellwig (CDA-SAA)

14h Prática/Leitura da tuberculinização – Vera Cláudia Magalhães (IB-APTA) e Ana Paula Belchior (CDA-SAA)

Sexta-feira, 23/02

8h Normas e procedimentos do PNCEBT – Rodrigo de Souza Ferreira e Klaus Saldanha Hellwig (CDA-SAA)

14h Discussão (dúvidas) e Avaliação teórica – Vera Cláudia Magalhães (IB-APTA)

Serviço

Treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose animal e de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis

Data: 19 a 23 de fevereiro de 2024, das 08 às 18h

Local:  Instituto de Zootecnia de Nova Odessa – Centro de Pesquisa de Bovinos Leiteiros (Rodovia Luiz de Queiroz, Km 123, s/n – Bairro da Lagoa, Americana-SP)

Inscrição: de 15/01 a 15/02:   http://eventos.fundag.br/events/c9265e3f-3437-478a-bd35-d962c8378318

Investimento: R$1500,00

Da Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *