18 de abril de 2024
DestaqueGeral

InMet emite alerta de tempestade com ventania e granizo para a região de Santa Cruz

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na tarde deste sábado (20) alerta de tempestade para Santa Cruz do Rio Pardo e cidades da região. São chuvas intensas de até 100 milímetros e rajadas de vento entre 60Km/h e 100km/h com possibilidade de queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta é válido até meio-dia do domingo (21).

Recomendações da Defesa Civil para dias de fortes chuvas:
Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo ele deve ser abandonado. Mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, se afaste dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo. Afaste-se por pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais o local deve ser abandonado imediatamente.

Durante as tempestades é importante evitar áreas arborizadas, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Caso haja queda de raios, deve-se abrigar em uma edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *