14 de abril de 2024
AgroDestaques

Com ampla oferta, valorização da soja pode ficar limitada

A área mundial semeada com soja cresceu pela quarta temporada seguida, gerando expectativas de novo recorde de oferta na safra 2023/24.

Desde a temporada 2019/20, a área global cresceu 12,6% e a produtividade, 4%, segundo dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Com isso, a produção mundial deu um salto de 16,8%.

A demanda também segue avançando, mas em ritmo inferior à oferta: em quatro anos-safras, o consumo total de soja cresceu 6,7%.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário pode limitar variações positivas de preços no curto prazo. Vale lembrar que as estimativas do USDA para a temporada 2023/24 ainda devem passar por ajustes e que os dados apontados pelo Departamento estão acima dos estimados por consultorias privadas.

No Brasil, a colheita já está em andamento, mesmo que em ritmo lento, mas os impactos do El Niño sobre a produção começam a ser evidenciados. Diante disso, muitos agentes acreditam em reajustes negativos nos dados de produção do USDA nos próximos relatórios.

Com informações do Cepea

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *