4 de março de 2024
Agro

Governo de SP e Syngenta firmam parceria em projeto de solos saudáveis

Dia Mundial do Solo celebrado em 5 de dezembro, alerta para a importância dos solos saudáveis, essenciais para garantir a erradicação da fome, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. Atenta a esse essencial elemento da produção agrícola, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo firmou parceria com a Syngenta, empresa líder global em soluções agrícolas, assinado o Termo de Cooperação Técnica para o Programa Solo + Fértil.

O Programa Solo + Fértil tem como objetivo promover a utilização da calagem e adubação em todas as Unidades de Produção Agropecuária do Estado. A iniciativa visa estimular os agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a utilizar a análise de solo, incentivando o uso de calcário para corrigir a acidez dos solos.

O projeto está sendo implantado pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/ SAA), órgãos ligados à Secretaria de Agricultura de São Paulo. A Syngenta ficará responsável por oferecer treinamento sobre boas práticas agrícolas e saúde do solo.

A Secretaria da Agricultura realiza o levantamento de unidades de produção agropecuária paulistas a cada 10 anos. O Estado de São Paulo conta hoje com mais de 400 mil Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), segundo o Levantamento de Unidades de Produção Agropecuária (LUPA/SAA). Dessas, apenas 46,7% realizam análise de solo e 32,87%, adotam a prática da calagem, que é uma etapa fundamental para um bom cultivo.

O controle da deterioração por estes fatores é fundamental para a segurança alimentar da população e para o meio ambiente, já que 95% dos alimentos são, direta ou indiretamente, produzidos nele. Solos saudáveis e bem-estruturados têm permeabilidade rápida, o que facilita a retenção de água, reduzindo o escoamento superficial e, por consequência, o processo erosivo.

O termo de cooperação com a Syngenta fará com que a capacitação dos técnicos extensionistas da CAT se desdobre em uma rotina de manejos corretos do solo em todas as unidades agropecuárias de São Paulo.

A empresa que contribui há vários anos para combater esta situação realiza diversas iniciativas em nível nacional e internacional. As duas executivas da Syngenta se mostraram dispostas a ações conjuntas com a pasta para desenvolver o manejo correto do solo em todas as unidades agropecuárias de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *