19 de abril de 2024
DestaquesSaúde

Casos de Covid crescem no Nordeste; Santa Cruz tem reforço na vacinação

Estados do Nordeste registraram aumento de casos de covid-19, entre os dias 3 e 9 deste mês, período referente à Semana Epidemiológica (SE) 49, conforme indicam dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de dezembro. A informação foi divulgada quinta-feira (14), no Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme a atualização, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí e Rondônia apresentaram sinal de crescimento das síndromes respiratórias agudas graves por covid-19 na tendência de longo prazo. Já em Minas Gerais, permaneceu o sinal de platô, mas ainda sem indício claro de queda. No Acre, no Espírito Santo, em Mato Grosso, no Piauí e em Rondônia, trata-se apenas de oscilação.

Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha de reforço da vacina bivalente contra covid-19. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde a partir desta terça-feira, 11 de dezembro, das 8h às 15h.

A vacina COVID-19 está disponível para toda a população elegível acima de 6 meses de idade. E a dose de reforço da vacina COVID-19 (Bivalente) é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses.

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha declarado que a covid-19 não é mais uma emergência em saúde pública, a doença continua circulando em todos os continentes, portanto tornou-se um problema contínuo que precisa de monitoramento constante.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde, salienta que para evitar ou amenizar os efeitos da doença é necessário estar com a vacinação em dia.

 

 

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *