21 de fevereiro de 2024
Região

Assis recebe certificado de boas práticas na eliminação vertical de HIV

Em evento ocorrido em Brasília (DF) sexta-feira, 8, a cidade de Assis recebeu a Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e o Selo Prata de “Boas Práticas” Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis. No total, 73 municípios de todo Brasil receberam esses certificados.

O que é a transmissão vertical?

Ocorre quando uma criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação, quando as medidas de prevenção não são tomadas.

Todas as gestantes e parceiros sexuais devem ser investigados para as IST’s durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Detectado algum problema cabe a Secretaria da Saúde em buscar as alternativas de tratamento.

A presença de IST durante a gestação pode afetar a criança e causar complicações, como: aborto, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido.

Assis esteve presente no evento com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Aline Biondo. Também esteve na cerimonia de premiação a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Esses últimos anos têm sido de muito trabalho e grandes notícias para nossa Saúde. Essas últimas premiações são o reconhecimento de todo nosso esforço e fruto de muita seriedade e compromisso de levar o melhor serviço de saúde para nossa população”, comemora a secretária da Saúde, Cristiani Silvério.

Da Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *