14 de abril de 2024
Agro

Café de Garça é eleito o 3° melhor do Estado em concurso de qualidade

O café produzido em Garça (112 Km de Santa Cruz) pelo cafeicultor Francisco Antônio Tosta conquistou o terceiro lugar na categoria Fermentação Induzida no 22º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo. A conquista vem um ano após a obtenção do registro da Indicação Geográfica (IG) para o café cultivado em Garça e outros 14 municípios do centro-oeste paulista. 

A divulgação do resultado e a premiação ocorreu quarta-feira (22) na sede do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas, e contou com a presença de autoridades, parlamentares estaduais e municipais, profissionais do IAC, e entusiastas do setor. O governador Tarcísio de Freitas também marcou presença. Além de ressaltar o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o potencial do agro paulista, Tarcísio destacou a importância desse tipo de premiação.

“A partir do momento que você faz uma premiação desta natureza, você abre a porta de alguns mercados para estes cafeicultores e isso vai estimular mais produtores a investir em qualidade. O que a gente quer é um agronegócio agregando cada vez mais valor, então esta premiação é super importante”, afirmou.

A premiação não é apenas uma celebração da conquista individual, mas um marco para os Cafés da Região de Garça. O terceiro lugar no concurso estadual, somado à conquista do registro da Indicação Geográfica (IG) para o café cultivado em Garça e outros 14 municípios do centro-oeste paulista no ano passado, consolida a região como um dos maiores polos produtores de café de alta qualidade em São Paulo.

A edição 2023 do Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo contou com a participação de 328 amostras, quase o dobro do ano anterior, demonstrando o crescente interesse dos produtores em promover e divulgar o café paulista. Este evento não é apenas uma competição, mas uma vitrine para os produtos de excelência cultivados pelos produtores locais.

Saiba mais:
Café de Garça está entre os melhores do Estado de São Paulo 

Com informações
do Garça em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *